4 Grandes Benefícios do Minimalismo

Daniel Silva
3 min readJan 5, 2022

--

Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Será que é necessário destralhar as nossas casas e simplificar o que temos?

Enveredei por esta via de reduzir o meu consumo e os bens materiais á minha volta há cerca de 2 anos, e desde então posso garantir que a minha vida melhorou consideravelmente.

São diversos os aspectos que posso enumerar — algo que também diverge de acordo com a experiência de cada um — mas estes são os 4 grandes benefícios do Minimalismo que merecem especial atenção.

Poupa tempo e dinheiro

Mais coisas não significa mais felicidade. Eu estava sempre à procura do material perfeito para trabalhar ou da roupa certa para cada ocasião. Isso obviamente requeria imenso tempo e energia que aos poucos e poucos se foi esgotando. Por conseguinte, estava sempre a comprar a próxima coisa que por alguma razão precisava. Por exemplo, cheguei a ter mais de 30 camisas no guarda-roupa, mas aos poucos percebi que usava quase sempre as mesmas.

Este foi o primeiro passo na minha jornada de consumo consciente, seguindo-se a quebra com compras por impulso.

Atualmente procuro comprar artigos em segunda mão ou com tempo médio de vida duradouro. E compro sempre apenas o que realmente preciso ou acrescenta significativo valor à minha vida.

O resultado é uma conta bancária um pouco mais recheada, menos tempo a cuidar de objetos e mais tempo para me dedicar ao que realmente gosto.

Beneficia o Ambiente

Recusar compras de artigos desnecessários e destralhar conscientemente tem um impacto positiva na nossa pegada ambiental, uma vez que estamos a contribuir de forma indireta para um consumo mais reduzido dos recursos naturais.

Ao destralhar a tua casa podes sempre separar os artigos por caixotes e em vez de colocares tudo num saco de plástico para colocar no lixo, tenta dar uma nova vida a esses artigos. Podes doar livros a escolas ou bibliotecas e as tuas roupas a instituições que ajudem os mais carenciados.

Tendo menos artigos e controlando os artigos que entram em casa, reduz-se também a quantidade de resíduos produzidos.

Facilita a limpeza e organização

De todos, o meu favorito. Quanto menos coisas se tem, mais fácil é a limpeza e organização da casa.

Adoro ter o espaço à minha volta sempre limpo e organizado, contudo, quando tinha mais coisas em casa, o processo tornava-se mais moroso e complicado. Atualmente demoro um quarto do tempo que demorava e consigo ter o espaço mais apresentável e confortável.

Sem contar que é sempre mais fácil encontrar alguma coisa!

Melhora o bem-estar mental

Quando temos um maior controlo da nossa vida e do que nos rodeia, conseguimos ter mais foco e clareza mental.

O Minimalismo ajuda não só a destralhar, como também a reduzir responsabilidades e atividades, e a definir prioridades que ajudam a alcançar o bem-estar mental.

Se sofres de ansiedade, por exemplo, ao enveredares por uma vida mais simples, vai ajudar-te a abrandar e reduzir os níveis de stress. Assim consegues ter um ritmo e qualidade de vida mais adequado à tua necessidade.

A forma como vivemos a nossa vida difere da do próximo, mas isso não te impede de levares a vida com mais calma.

Se sentes que levas uma vida mais sobrecarregada, seja com coisas, atividades ou responsabilidades, abranda, reduz o que está a mais e tenta focar-te no que importa.

--

--

No responses yet